Há várias formas de melhorar o desempenho de uma equipe de trabalho, com certeza o treinamento é uma delas. A capacitação tem como finalidade o desenvolvimento dos funcionários e traz diversos benefícios para uma empresa. Além de ajudar na evolução pessoal, agregar novos conhecimentos acarreta na melhora do desempenho da equipe.Mas é primordial antes de pensar em fazer um treinamento realizar um Levantamento de Necessidades (LNT).
 
É por meio do LNT que os responsáveis pelo Treinamento e Desenvolvimento da companhia podem montar um plano de ação para melhorar o desempenho de seus colaboradores. O mesmo raciocínio serve para o Levantamento das Necessidades de Treinamento, pois muitas organizações o fazem apenas para cumprir processo padrão de treinamento e desenvolvimento, e não como uma ferramenta para gerar resultados. Então, ao invés assumir que todos os funcionários precisam do mesmo treinamento, é sábio encarar o LNT como um recurso valioso e explorá-lo ao máximo, para conseguir extrair resultados satisfatórios.

Com os treinamentos é possível aprimorar as habilidades e talentos de cada funcionário auxiliando-os a reduzir possíveis erros, além de agilizar o processo de trabalho, permitindo que eles consigam fazer mais e novas tarefas ao longo do tempo. Neste contexto, o Levantamento de Necessidades de Treinamento identifica quais são as dificuldades, os pontos a serem desenvolvidos, e as oportunidades de aprimoramento dentro de uma equipe aparecem como ferramenta que pode melhorar o desempenho de seus funcionários.

Para saber a necessidade de realizar esse levantamento, é necessário verificar aquilo que o colaborador deveria saber fazer e o que realmente faz no dia a dia. Perceber as carências de conhecimento ou habilidades no desempenho atual.

Para montar um Levantamento de Necessidades de Treinamento é necessário realizar cinco etapas:

Fase 1– Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho identifica se o colaborador está executando as tarefas em um nível satisfatório, de acordo com aquilo que foi inserido na descrição de cargos. A avaliação de desempenho não é focada apenas na parte técnica, mas também auxilia em identificar lacunas em competências comportamentais.

Fase 2– Questionários

Realizar pesquisas nas quais os próprios colaboradores opinem ou tenham espaço para sugerirem quais treinamentos achem necessário para o aprimoramento da função, também é uma ótima opção.

Fase 3 – Entrevistas com supervisores e gerentes

As entrevistas com líderes ajudam a mensurar a produtividade da equipe, o cotidiano de trabalho, as dificuldades encontradas, e tudo o mais que puder ser relevante, pois são eles que estão acompanhando a operação e a gestão de toda a empresa. A partir dessas informações, já será mais fácil levantar quais treinamentos são necessários para cada equipe.

Fase 4 – Análise e observação

Identificar sinais como alto absenteísmo, turnovers, resultados ineficientes, falta de motivação, insatisfações e conflitos. O uso de dados é essencial nesse momento. Hoje com People Analytics, as análises relacionadas a pessoas se torna cada vez mais estratégica e assertiva.

Fase 5– Avaliações para colaboradores

Realizar avaliações de conhecimento técnico irá mensurar o nível de conhecimento de seus colaboradores. Deste modo, para saber quais deles poderão ser explorados e identificar se estão por dentro de tudo o que é preciso entender, para dar conta do que a área precisa no dia a dia. A partir dos resultados, será possível avaliar a necessidade de treinamentos para reforçar habilidades ou conhecimentos “enferrujados” e até mesmo introduzir novas informações e tecnologias na equipe.

Fase 6 – Feedback

Os colaboradores que estão se desligando da organização também devem ser aproveitados para este diagnóstico. Realizar uma entrevista focada no LNT, neste momento, poderá ser extremamente relevante para identificar lacunas e deficiências da organização, além de identificar situações que os colaboradores atuais podem se sentir intimidados para falar.

Com estas analises já é possível um LNT de forma estratégica e bem elaborada, com resultados extremamente notáveis em todos os setores da organização, identificando quais colaboradores estão preparados para exercer suas funções, e, consequentemente, o aumento da produtividade e performance organização.

Dedicar tempo em todas as etapas para facilitar o  conhecimento dos seus colaboradores, e valor à empresa resultando em funcionários mais preparados, fará grande diferença. A prática de LNT e dos treinamentos podem melhorar o desempenho da sua empresa.