O bem mais valioso do seu negócio pode estar sendo deixado de lado. E as consequências disso são muito sérias.

Assim como bens tangíveis, tais quais mobiliário, imóveis, maquinário e capital social, o capital humano representa um valor muito importante para qualquer organização – para muitos, é o bem mais valioso.

O que é capital humano?

Capital humano é definido como o conjunto de habilidades, conhecimentos e competências que pessoas possuem e que contribuem para o desenvolvimento de uma empresa ou grupo. Simplificando: capital humano são seus colaboradores e o que eles podem produzir para o seu negócio.

Qual a sua importância e como valorizá-lo?

Com uma equipe eficiente e capaz de encontrar soluções para todos os desafios e demandas que lhe forem determinadas, sua empresa se tornará muito mais eficiente e competitiva, o que resultará em seu crescimento constante. Por isso, está claro que, ao escolher no que investir visando o crescimento, o caminho mais fácil é o investimento na sua equipe.

Outro ponto muito importante para baratear esse investimento é, ao invés de procurar novos talentos em outras empresas, investir no capital humano que a sua empresa já possui. Seja simplesmente engajando seus colaboradores para que consigam colocar em prática todas as habilidades que possuem, seja capacitando-os e desenvolvendo-os dentro da sua empresa.

Para que você tenha uma melhor compreensão: basta calcular o custo de demitir um funcionário, contratar outro e esperar que ele se adapte totalmente à cultura da empresa; e o custo de investir em uma empresa de capacitação corporativa, que te ajudará a encontrar pontos de melhoria na cultura da empresa e ainda fornecerá matérias que desenvolverão os colaboradores conforme a sua necessidade.

Se nos permite, já podemos adiantar que a segunda opção é muito mais barata e vantajosa.

Demitir ou capacitar?

Vale ressaltar que o investimento em capital humano reduzirá o número demissões feitas pela empresa na mesma intensidade em que cairão os pedidos de demissão.

Isso se dará pois o investimento também colabora para uma melhora significativa no ambiente de trabalho, um problema que, ao contrário do que muitos pensam, impacta diretamente na capacidade produtiva das empresas e na quantidade de turnovers.

Ambientes e culturas consideradas tóxicas e a falta de propósito e de perspectiva de crescimento no trabalho resultaram em dois movimentos que impactaram fortemente a economia global em 2022: o Quiet Quiting, quando vários funcionários assumiram não fazer absolutamente nada além do que lhes era demandado a cada dia, reduzindo drasticamente a capacidade produtiva das empresas; e o Great Resignation, quando, por estes motivos, um volume enorme pessoas pediram demissão de seus empregos, no Brasil – durante o período, foram 3 milhões de pedidos, segundo dados da Firjan.

Este é apenas um resumo para te esclarecer que o melhor investimento que sua empresa pode fazer agora é nas pessoas que fazem ela funcionar. Quer saber mais sobre como fazer esse investimento? Vem conversar com a gente.

Como a Faros pode te ajudar?

A Faros Educacional é especializada em educação corporativa. Temos uma equipe multidisciplinar que te proporcionará todas as soluções que você precisar: seja com um curso de capacitação ou desenvolvimento pessoal completo – com videoaulas, e-books e podcasts – ou até mesmo com games interativos, portais de conteúdo na internet e muito mais.

Temos o que é preciso para motivar seus colaboradores a irem sempre além, levando a sua empresa conquistar o inimaginável.

Mude a trajetória do seu capital humano: valorize, capacite e cresça com a Faros.