Inteligências artificiais (ou IAs) vêm evoluindo constantemente e, a cada dia que passa, fazem mais parte do nosso dia a dia, sendo utilizadas em diversos segmentos, incluindo a educação.

IAs são sistemas capazes de simular algumas habilidades humanas, como raciocínio e aprendizagem. Por meio de algoritmos, processam grandes quantidades de dados e geram soluções para temas específicos.

Neste texto, explicamos como elas podem impactar positivamente o processo de ensino, beneficiando professores e alunos.

Aprimoramento do trabalho dos professores

Inteligências artificiais podem auxiliar docentes na elaboração de planos de aula, na correção de provas e trabalhos, na identificação das dificuldades e potencialidades dos estudantes, na personalização de feedbacks e na orientação pedagógica.

Além disso, podem auxiliar na preparação de aulas, na gestão da sala de aula e na atualização profissional. Essas facilidades garantem aos professores mais autonomia no seu tempo de trabalho, permitindo que se dediquem ao acompanhamento de necessidades específicas de cada aluno, melhorando consideravelmente o desempenho de toda a turma.

Indicação de conteúdos personalizados

Existem IAs capazes de analisar os perfis, o ritmo e até o estilo de aprendizagem de cada aluno, bem como seu desempenho e seus interesses. Assim, podem sugerir materiais didáticos adequados a necessidades e objetivos individuais. A personalização da aprendizagem é, há bastante tempo, um dos focos das melhores intuições de ensino e seu progresso neste sentido deverá ser bastante acelerado com o uso das inteligências artificiais.

Criação de aulas imersivas

Inteligências artificiais podem proporcionar experiências de aprendizagem cada vez mais interativas e envolventes, utilizando recursos como realidade virtual e aumentada, gamificação, chatbots e assistentes virtuais.

Essa interatividade é fundamental para que as novas gerações, cada vez mais conectadas, continuem interessadas e motivadas para seguir o caminho do aprendizado formal, além de entregar às instituições a capacidade de se adaptarem às constantes mudanças sociais e econômicas pelas quais andamos passando.

Exemplos práticos:

Alguns exemplos de inteligências artificiais que já estão sendo utilizadas na educação brasileira são:

Redação Nota 1000: plataforma que utiliza IA para corrigir e dar feedbacks sobre redações de vestibulandos baseando-se nos critérios do ENEM.

Educação 360: utiliza inteligência artificial para personalizar o ensino e a aprendizagem de acordo com os perfis individuais de cada aluno.

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): conjunto de sistemas que utiliza IA para analisar dados de desempenho dos alunos das escolas públicas brasileiras.

Com toda a certeza nossos filhos e netos terão seus estudos quase que completamente auxiliados por inteligências artificiais. Mas o que fazer com os adultos que já estão no mercado de trabalho e precisam se capacitar para o futuro, que já chegou?

A capacitação profissional é hoje uma necessidade de qualquer empresa que busca estar em constante evolução e crescimento, por isso é que se investe em educação corporativa, que também já vem utilizando soluções em IA para entregar resultados cada vez mais eficientes.

Quer encontrar e aplicar as melhores ferramentas e soluções baseadas em inteligência artificial para auxiliar a capacitação dos colaboradores da sua empresa? Conte com a Faros Educacional.

Confira nossos produtos e serviços e comece a trabalhar o futuro do seu negócio hoje.