Em parceria com a Faros Educacional, a Caixa Econômica Federal desenvolveu sua própria universidade corporativa, com o objetivo de capacitar seus colaboradores e dar a eles o acesso a diversos conteúdos que abordam temas importantes para o mundo corporativo, que está em constante mudança.

Conteúdos como a Trilha de Governança Corporativa estão disponíveis de graça para qualquer um que se interesse. Seu objetivo é ensinar pontos importantes sobre o tema e capacitar as pessoas para que desenvolvam habilidades muito úteis ao mundo corporativo, como pôr em prática estratégias estabelecidas por diretores e sócios da empresa e fortalecer a relação entre a instituição e seus colaboradores.

Governança corporativa é, basicamente, o sistema que dirige a empresa. Os aspectos desse sistema são definidos pelos sócios, pelo conselho de administração e pelos diretores da organização, sempre levando em conta outros stakeholders, como órgãos de fiscalização. Com as diretrizes definidas,  fica a cargo dos gestores transmiti-las, monitorá-las e incentivá-las em toda a companhia.

Os princípios básicos da governança corporativa são:

Transparência: disponibilizar aos interessados qualquer informação que possa ser importante, e não apenas as impostas por leis e regulamentos, exceto, claro, informações sigilosas.

Equidade: promover o tratamento justo e igualitário para todos os agentes internos e externos da empresa.

Prestação de contas (accountability): prestar contas de todas as ações internas da empresa, com clareza e concisão, assumindo integralmente as consequências de atos e omissões.

Responsabilidade corporativa: zelar pela viabilidade econômico-financeira da organização, reduzir externalidades negativas e aumentar as positivas, levando em consideração o modelo de negócios e seus diversos capitais, como financeiro, manufaturado, reputacional, ambiental, humano etc.

A governança corporativa tem se tornado cada vez mais importante, pois assegura a qualquer empresa uma boa reputação em todas as esferas.

Seus principais benefícios são: valorização da imagem da empresa, redução de conflitos e escândalos, maior atração de investidores e aumento significativo de seu valor de mercado.

Quer introduzir essa ou outras culturas na sua empresa e capacitar o capital humano que ela já tem para buscar contínuo crescimento? Então, conte com a Faros Educacional! Aqui, desenvolvemos uma série de metodologias e soluções de capacitação para seus colaboradores, o que garante o domínio de assuntos tão importantes quanto esse.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você a alavancar os resultados do seu negócio!