Desenvolver profissionais é também uma responsabilidade das empresas e a Universidades Corporativas são o melhor caminho para vencer esse desafio

Já sabemos que desenvolver e capacitar profissionais se tornou mais uma dentre as inúmeras responsabilidades de uma empresa. Para vencer mais este desafio, várias companhias investem em Universidades Corporativas. Mesmo assim, elas têm enfrentado algumas dificuldades, especialmente quando o assunto é efetividade.

Confira algumas dicas que podem te ajudar a elevar o nível da Educação Corporativa oferecida por sua empresa.

Planejamento estratégico

Planejamento é fundamental para a conquista de qualquer objetivo. Saber, precisamente, o que se deseja alcançar é o primeiro passo desse processo. Apenas com isso em mente, será possível definir os passos que levarão até a confirmação final de que o esforço valeu a pena.

Durante este processo, devem ser igualmente definidas as metodologias que serão utilizadas de acordo com as necessidades de cada equipe. É muito importante ressaltar que, para que o planejamento estratégico seja eficiente, é fundamental contar com uma equipe que tenha expertise técnica e pedagógica.

Procure utilizar as melhores tecnologias

Não é lógico, para nenhuma empresa, fazer com que seus colaboradores despendam muito tempo no processo de capacitação. Por isso, é crucial encontrar formas eficientes de ensino – que façam o colaborador aprender no menor tempo possível.

Para alcançar este objetivo, a tecnologia é a melhor aliada. Com as ferramentas certas, você conseguirá disponibilizar videoaulas 24 h por dia, criar testes e atividades estimulantes e ainda reunir dados e métricas com muito mais facilidade.

Torne o aprendizado mais atraente

O grande desafio da Educação Corporativa é o baixo engajamento dos colaboradores. Isso se dá porque, muitas vezes, cursos de capacitação são vistos apenas como mais trabalho para alguém que já passou o dia inteiro trabalhando. Por isso, fazer com que a capacitação seja atrativa e que os envolvidos compreendam a necessidade do processo é fundamental.

As principais maneiras de fazer são: definir metodologias personalizadas, leves e bem produzidas; além de criar incentivos para os que mais se destacarem durante o processo.

Medição de resultados

A parte mais importante do processo se dá no seu término. É a avaliação, a medição e mensuração dos resultados que definirão o quão eficiente foi o programa de capacitação.

É importante lembrar que, apenas com métricas adequadas a cada necessidade e com uma boa equipe e softwares aplicados a isso é que se poderá ter certeza dos resultados. Por isso, tais métodos também precisam ser definidos logo no planejamento; pois, se não forem bem feitos, poderão levar a sua empresa ao erro e até ao prejuízo.

Apoio especializado

Esse pode ser um fator definidor para o sucesso de qualquer programa de capacitação. O apoio de especialistas é definidor para que as estratégias e metodologias utilizadas sejam as mais eficientes. Algumas expertises essenciais para o seu time de capacitação são: recursos humanos, planejamento estratégico, pedagogia e aprendizado, comunicação e análise de dados. Com um time que saiba exercer bem cada uma dessas funções, o caminho para o sucesso do programa será muito mais fácil.

Foi pensando em facilitar o processo de capacitação, oferecendo soluções humanas e tecnológicas, que a Faros Educacional foi criada. Aqui, contamos com um time interdisciplinar capaz de solucionar os problemas que você encontrará em cada uma dessas áreas.

Quer saber mais sobre como implementar ou melhorar a Educação Corporativa da sua empresa? Entre em contato conosco. Compartilhar conhecimentos é o nosso maior prazer.