A pandemia do coronavírus mudou o mundo e trouxe novos hábitos. Em meio a todas essas transformações, o universo do digital ganhou ainda mais força e mudou as percepções de trabalho e de estudo. A aprendizagem móvel, antes mesmo da pandemia, já se mostrava em tendência de crescimento na área da educação corporativa, principalmente por contribuir em questões como compartilhamento de conhecimentos e interações entre e com os colaboradores, pelo simples toque de smartphones, tablets e notebooks. O baixo custo, quando comparado ao ensino presencial, também é outro fator que impulsionou o crescimento do ensino, por meio de plataformas.

De olho nesse crescimento, cada vez mais o mercado se prepara para se adaptar a essa nova realidade. Mas como transformar treinamentos on-line e presencial em mobile? Muitos acham que é simples, porém não é bem assim. Para mudar a modalidade de ensino, é preciso levar em conta as características das tecnologias móveis e pensar em estratégias que, de fato, promovam uma cultura de aprendizagem na sua organização. É importante saber que não dá para simplesmente transpor o conteúdo do treinamento presencial para um mobile learning. Provavelmente será necessário adaptar esse conteúdo, levando em conta questões como tamanho de tela, linguagem e formas de acesso.

Confira agora cinco dicas para ajudar você a ingressar nesse novo universo do mobile learning:

  1. – Adaptação do Conteúdo

O conteúdo precisa ser dinâmico e objetivo, com textos curtos, que possibilitem um tamanho de fonte adequado, mesmo em telas menores. E a linguagem deve ser dialogada, estimulando a interação entre os colaboradores.

2 – Ferramentas

Quanto às imagens, procure utilizar aquelas que não possuam muitos detalhes, permitindo que a comunicação seja feita sem que a pessoa precise dar zoom. Lembre-se que esse conteúdo é feito para ter fácil acesso, seja pelo celular ou tablet e não só por computadores. Se você for trabalhar com vídeos, também procure mantê-los mais curtos, com, no máximo, com três minutos, para não perder a atenção do seu telespectador.

             3 – Tempo dos cursos

Outro ponto importante é a duração da sua ação de treinamento. O conteúdo produzido deve poder ser consumido a qualquer hora e em qualquer lugar. Por isso, é interessante ter vídeos curtos com até 10 minutos de duração.


           4 – Adaptação do conteúdo

Em caso de adaptação de conteúdo extenso, você pode procurar dividi-lo e disponibilizar esses módulos aos poucos, como uma vez por semana ou em dias intercalados. Assim, você promove também a aprendizagem contínua, possibilitando que todos os seus colaboradores aprendam um pouco a cada dia.

Utilizar formatos variados também é uma boa estratégia. Entre os mais utilizados, destacam- se vídeos, podcasts, tomadas de decisão, treinamentos com gamificação e quiz.

          5 – Tecnologia ao seu favor

Utilizar a tecnologia ao seu favor também faz a diferença. Um exemplo disso é estar atualizado sobre os recursos que podem ser explorados com tecnologias específicas dos dispositivos móveis, como o uso das câmeras, aplicativos de GPS e aplicativos de mensagens, fones de ouvido. Enfim, tudo isso auxilia que sua ação de treinamento seja mais dinâmica.

Na prática

Para aquelas instituições que estão dispostas a ingressar nesse mundo do mobile learning, é fundamental que os resultados de aprendizagem estejam atualizados e claramente alinhados ao conteúdo do treinamento on-line. Não pule essas etapas e faça uma avaliação holística de quais processos de conversão realmente atendem aos resultados exigidos.

É necessário fazer uma avaliação para saber se certos aspectos precisam ser mantidos no formato presencial ou se o melhor formato seria uma solução híbrida, semipresencial.

Outra etapa importante é mapear as atividades de sala de aula existentes para planejar a interatividade on-line e acompanhar a evolução dos alunos. Nesse caso, podem ser usadas várias abordagens, desde padrões como clicar, avançar, revelar, arrastar e soltar, entre outros. Coloque as avaliações obrigatórias ao final dos cursos. Desse modo, será possível obter feedbacks para aprimorar o material e tornar os cursos mais envolventes e eficazes.

Seguindo essas simples etapas, você poderá assegurar uma conversão efetiva do seu material presencial para o treinamento on-line, seja e-learning ou mobile learning.

Para saber mais sobre esse e mais temas, confira as matérias do blog da Faros.