O “novo normal”é um dos termos que surgiram na pandemia do novo coronavírus. Essas duas palavras se tornaram o jargão de muitos profissionais, sendo uma tentativa de explicar o cenário em que vamos viver quando a crise de 2020 passar. O termo busca representar o que nos espera, uma vez que o mundo nunca mais será igual em todos os setores.

Com o distanciamento social, vimos demissões em massa acontecerem e muitas empresas falirem. Contudo, muitas companhias grandes e pequenas têm conseguido manter o quadro de funcionários e se adaptar às normas impostas pela pandemia. Nesse cenário, o home office, o home learning e outros métodos de trabalho e aprendizado ganham força.

O mundo se transformou neste ano e vai continuar mudando. Por isso, separamos três características que os profissionais deverão desenvolver para continuar no mercado quando tudo isso passar.  

  1. Inteligência emocional

Em um cenário de crise e mudanças provenientes da pandemia, é importante manter ou aumentar a proatividade, a agilidade e a responsabilidade. Muitos profissionais adotaram o home office e, nesse formato, continuar cumprindo prazos, manter o espírito de equipe e se manter criativo pode ser um desafio. Mais do que nunca, é essencial manter as emoções saudáveis, focar o que importa e se mostrar como um profissional adaptado ao momento.

  1. Capacidade de compreender a tecnologia

Ser especialista em sua área de atuação é muito fundamental. No entanto, a situação em que vivemos pede que, independentemente do seu setor, você tenha conhecimentos sobre dados e sistemas. Estamos mais conectados que antes, e agora entender a tecnologia não é um plus para o currículo, mas algo absolutamente necessário para se manter no mercado. Por isso, se você ainda não se atualizou a respeito de aplicativos, sites, sistemas e programas, corra atrás, esta é a hora.

  1. Visão de negócios

Mesmo se a sua área de atuação não estiver diretamente ligada à criação e sustentação de negócios, você precisa ter ou desenvolver uma noção de como ações e decisões afetam a organização como um todo. É importante entender o lado dos gestores das firmas, pois a crise afeta de diferentes formas cada um que trabalha em prol da companhia.