Nos últimos meses, a economia do mundo sofreu com os efeitos colaterais da crise na saúde. Desde então, temos buscado soluções para recuperar tudo o que o setor econômico perdeu no primeiro semestre de 2020. O ensino a distância (EaD) é uma das grandes ferramentas ajudarão os profissionais do nosso país a partir de agora.

Segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), até 2023 mais alunos se matricularão em cursos na modalidade EaD do que nos presenciais. O Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), indica que, desde 2016, as matrículas em cursos EaD têm crescido mais de 5% ao ano, enquanto as inscrições em cursos presenciais estão em declínio. Em tempos de pandemia, a modalidade tem ganhado um destaque ainda maior.

O mundo digital e a economia estão interligados. Subitamente, vimos milhares de empresas espalhadas pelo país, em seus mais variados ramos, se adaptarem ao teletrabalho, mais conhecido como home office. Dessa forma, as pessoas se viram conectadas como nunca para evitarem a paralisação total das atividades.

Antes da pandemia, o mercado apresentava um cenário em que a qualificação profissional já era bastante requisitada. Como citado no artigo “O profissional do pós-pandemia” aqui no blog da Faros https://faroseducacional.com.br/o-profissional-do-pos-pandemia-caracteristicas-para-se-preparar-para-o-novo-normal/, agora, os trabalhadores serão cobrados ainda mais sobre suas especializações. E são esses profissionais que terão um papel crucial na retomada da economia a partir do segundo semestre de 2020.

Uma das poucas coisas boas provenientes desta crise é a quantidade de instituições que liberaram cursos gratuitos de especialização. Buscando apoiar a economia e os profissionais no pós-pandemia, companhias como a Universidade Harvard e a Fundação Getulio Vargas (FGV) liberaram mais de 100 vagas para diversas especializações, além de outros institutos que você pode consultar neste artigo: https://faroseducacional.com.br/cursos-gratuitos-na-quarentena.

A verdade é que não sabemos como e quando a economia brasileira “voltará para os trilhos”. No entanto, acreditamos que a especialização, o aprendizado e a capacitação dos trabalhadores são as principais alternativas para recuperarmos o tempo perdido pela crise. Sabemos que o mercado exigirá profissionais cada vez mais preparados e a solução é se capacitar. Aulas e cursos presenciais podem demorar a retomar as atividades, mas os cursos a distância permanecem a todo vapor. Aproveite para se tornar um profissional que ajudará a recuperar o Brasil após a pandemia.