A metodologia 6Ds – 6 disciplinas – é aplicada por diversas organizações para que seus treinamentos corporativos sejam focados no que realmente pode trazer resultados para elas. As disciplinas são: determinar, desenhar, direcionar, definir, dar apoio e documentar. Veja como aplicá-la!

Aplicação da metodologia

Diferentemente das outras metodologias, a 6Ds faz um caminho inverso para a elaboração da estratégia. Primeiro, definem-se quais impactos o treinamento deve alcançar e, no fim, definem-se quais ações se encaixam nas necessidades da empresa e dos colaboradores.

As 6 disciplinas

1. Determinar os resultados

Esse é o ponto mais importante da metodologia. Aqui são estabelecidos os resultados esperados e os indicadores que medirão a eficácia do processo.

Além disso, esse foco no resultado permite que o colaborador tenha em mente os objetivos de seu treinamento, o que colabora para o engajamento do time.

2. Desenhar uma experiência

É fundamental construir um programa de treinamento estruturado e com experiência bem planejada em torno dele. As chances de o colaborador aprender e colocar em prática o que foi aprendido aumentam quando a experiência do processo é positiva para ele. Por isso, é muito importante pensar em como o treinamento se desenvolverá de acordo com as características individuais de cada participante.

3. Direcionar a aplicação

Colocar em prática é a melhor maneira de fixar o que foi aprendido. Portanto, deve-se pensar em como transmitir o conhecimento de forma que o participante o pratique em seu cotidiano.

Assim, direcione o aprendizado e defina aplicações no ambiente de trabalho.

4. Definir a transferência do aprendizado

Um dos obstáculos encontrados pelos profissionais de RH, quando tratamos de educação corporativa, é a falta de prosseguimento do aprendizado e de sua continuidade no dia a dia do trabalho.

Então, é muito importante pensar em ferramentas que contribuam para que o aprendizado dos colaboradores seja contínuo.

5. Dar apoio à performance

A empresa precisa dar apoio para que os colaboradores atuem dentro do que foi proposto; isso ajuda no foco do treinamento e incentiva o processo.

Conteúdos on-line, guias de boas práticas relacionadas ao assunto e reforço positivo vindo da liderança são excelentes formas de incentivar os participantes do treinamento.

6. Documentar os resultados obtidos

Por fim, baseando-se nos indicadores definidos na primeira etapa, é preciso documentar o que foi realizado em todo o processo e os resultados alcançados para metrificar a eficiência do treinamento.

Vale destacar que metodologias como essa são ótimas para continuar sempre desenvolvendo os colaboradores e, consequentemente, a própria empresa.

Aqui na Faros Educacional, nós podemos ajudar você a aplicar as melhores metodologias de capacitação profissional e de educação corporativa. Todas elas estão apoiadas no que há de mais moderno em termos de tecnologias e de métodos educacionais. Venha conversar com a gente!