É possível entender o que é letramento digital a partir do significado da palavra “letrado”. Uma pessoa letrada é alguém que não só é alfabetizada como utiliza a leitura e a escrita de forma adequada ao se comunicar e interagir socialmente.

Em relação ao universo virtual, o conceito, tornando-se então letramento digital, consiste no domínio de técnicas para interagir com textos inseridos na internet. Ou seja, é a habilidade de compreender textos e exercer a escrita em computadores, celulares, redes sociais etc. E esses textos não englobam apenas formatos tradicionais, mas também elementos visuais, hipertextos, imagéticos etc.

Por que o letramento digital é importante?

Dispositivos digitais fazem cada vez mais parte do cotidiano das pessoas – tanto de crianças e jovens quanto de adultos. Sendo assim, especialmente no cenário de hoje é que o letramento digital se faz necessário, ainda mais no âmbito educacional.

Com a paralisação do ensino presencial, o ensino à distância se tornou a melhor opção. Entretanto, para chegar a este ponto, foi necessário esforço e dedicação, tanto de estudantes quanto de professores, para se adaptarem. Sem trabalhar o letramento digital, eles dificilmente teriam conseguido vencer os obstáculos do período atual.

O letramento digital, além de ser essencial no cenário EaD, também possibilita trabalhar melhor a compreensão e interpretação de texto. Isso porque as pessoas são submetidas a estímulos que colaboram para isso. Há muitas variedades de mídias e formatos, logo os estudantes aprendem novas linguagens e exploram suas habilidades interpretativas.

Ao trabalhar interpretação de texto, consequentemente, o pensamento crítico é exercitado, principalmente em relação às informações acessadas nas plataformas digitais. Assim é possível refletir também sobre fontes de pesquisa. Com o senso crítico aguçado, torna-se mais fácil ao leitor identificar, por exemplo, quais sites publicam informações de confiança e transparentes e quais não – o que o permite até mesmo identificar e combater fake news.

Para aprender mais sobre inovações e tendências no âmbito educacional, é só acompanhar o blog da Faros e não perder as postagens. Acompanhe-nos também em nossas redes sociais.