Mapas mentais consistem em uma técnica de organização de ideias. O seu objetivo é colocar algum tema em ordem e facilitar associações entre as informações.

O mapa mental é muito comum entre estudantes, mas também pode ser utilizado por qualquer pessoa –  e até por empresas, para fazer brainstorms, planejamentos, memorandos e muito mais.

Para entender como funciona essa técnica e como fazer o seu próprio mapa mental, continue lendo a matéria!

Por que fazer um mapa mental?

Essa técnica pode te ajudar a memorizar os pontos principais de um tema estudado e organizar os detalhes na sua cabeça. O objetivo é que, ao bater o olho no seu mapa mental, você se lembre o que aquelas informações significam e como estão interligadas.

É recomendado utilizar cores e formas que possuam significados diferentes, para que seja ainda mais fácil associar o conteúdo. Por isso, os mapas funcionam muito bem para pessoas que aprendem melhor de forma visual. Confira um exemplo abaixo:

Fonte: (YouTube/ Stoodi)

Agora que você já sabe o que é um mapa mental e para que ele serve – e já deu uma olhada no exemplo, é hora de botar a mão na massa!

Como fazer um mapa mental

Primeiramente, não existe uma fórmula exata para elaborar um mapa mental, então não tenha medo de trabalhar a sua criatividade. Para esta finalidade, aqui vão algumas dicas que podem te orientar:

– Escolha o espaço onde o mapa mental será elaborado (pode ser um quadro, uma folha etc.) e coloque o tema principal bem no centro, tentando sempre utilizar poucas palavras;

– A partir de onde está o objeto central, puxe setas à sua volta e complete com informações curtas relacionadas ao tema;

– Decida o que cada elemento representará. Para isso, utilize cores, formatos, balões e atribua significados à cada um deles;

– Use palavras-chave, sendo claro e direto com o que quer dizer;

– Faça desenhos, gráficos e símbolos, pois eles são encorajados.

Se você for uma pessoa que tenha mais intimidade com o mundo digital, é possível também utilizar aplicativos on-line que te ajudam a montar um mapa mental. Temos três sugestões:

  • MindMeister

Um dos mais prestigiados aplicativos no mercado de mapas mentais, o MindMeister funciona de forma gratuita e também está disponível para celulares. Sua versão paga oferece desconto para estudantes.

  • Mind Node

Outra opção para experimentar é o Mind Node, ferramenta prática e simples, que também possui versão gratuita – apesar de estar disponível apenas para dispositivos iOS.

  • Canva

Favorito entre produtores de conteúdo, o Canva é uma sugestão simples e funciona de forma bastante intuitiva na hora de criar mapas mentais. Você pode inserir textos, gráficos e imagens de forma totalmente gratuita – já que apenas alguns itens específicos são pagos. Podemos concluir que o ato de colocar informações de que precisa no papel (ou em aplicativos) certamente ajuda na assimilação e planejamento de um objetivo, seja ele um trabalho, uma prova, um estudo ou uma reunião. Para mais dicas de técnicas de estudo, basta acompanhar o blog da Faros.