Quando se fala e Inteligência Artificial (IA), costuma-se pensar diretamente em grandes máquinas e robôs desenvolvendo papéis na sociedade que antes eram preenchidos por pessoas. O mundo está em constante transformação e, a partir de máquinas cada vez mais inteligentes, a evolução tecnológica promete um futuro promissor para diferentes áreas. A educação é uma delas.

O termo Inteligência Artificial se refere a sistemas de computador capazes de realizar tarefas que, usualmente, requerem conhecimento humano. Dessa forma, é capaz de ajudar as organizações a terem novos insights de suas informações e melhorar seus processos internos com serviços inteligentes.

Já muito utilizada por diversos setores do mercado, a tecnologia está sendo inserida na educação, propondo modernas metodologias de aprendizado. Isso ocorre por meio de plataformas adaptativas, que, entre outras funções, propõem trilhas de aprendizado individualizadas. Dessa forma, a experiência, em cada aula é única e personalizada.

Uma das principais características da IA aplicada à educação é a sua capacidade de ampliar também as capacidades dos professores, uma vez que aliar-se à tecnologia permite que eles foquem em sua tarefa mais importante: acompanhar os estudantes de perto apoiando de forma efetiva o processo de ensino.

No contexto escolar, a IA pode ser aplicada de diferentes formas. Na gestão pedagógica, a tecnologia ajuda a coletar, cruzar e interpretar um grande volume de dados. Ainda, é capaz de analisar o desempenho dos estudantes em exames internos e externos (vestibulares, Enem etc.) e identificar os conteúdos que eles realmente dominam, bem como eventuais gaps em sua aprendizagem. Portanto, hoje em dia, a análise de gráficos e comparação de fatores é facilitada pela IA, que identifica e demonstra em que a instituição precisa concentrar seus esforços para melhorar os resultados de seus alunos.

Sabendo que um grande número de estudantes apresenta lacunas de conhecimento únicas, com facilidades e dificuldades singulares de aprendizado em determinadas disciplinas, a IA facilita um ensino adaptativo, pois individualiza o ensino. As máquinas conseguem identificar quais são essas dificuldades e, a partir delas, propõe uma trilha de conteúdos e atividades (videoaulas, textos, infográficos, animações) para ajudá-lo a compreender o tema proposto.

Como vimos, será possível que as instituições potencializem a aprendizagem de seus estudantes, ofereçam uma alternativa individualizada de acompanhamento e continuem aperfeiçoando a sua atuação por meio dos insights fornecidos pela IA. O futuro da educação já começou e está presente em diversas iniciativas de instituições de ensino que saíram na frente e começaram a se adaptar a essas evoluções tecnológicas.