A pandemia intensificou a procura por métodos de home learning, também conhecido como “aprendizado em casa”. Isso decorreu tanto do fato de as pessoas terem aumentado o seu interesse em realizar cursos durante o período de quarentena quanto do fato de as instituições, universidades e companhias terem começado a oferecer, como nunca, soluções profissionalizantes on-line gratuitas.

Segundo um levantamento recente do Google, a procura por especializações a distância teve um aumento geral de 130% nos tempos de pandemia. A instituição de ensino tradicional Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, apresentou um crescimento de 400% na adesão aos seus cursos on-line gratuitos, em comparação com os meses de janeiro e fevereiro.

O ensino a distância não é algo exatamente novo. Entretanto, os avanços da tecnologia têm fomentado a modalidade e promovido uma aprendizagem mais fácil e prática em casa. Com a vantagem de os conteúdos poderem ser acessados por meio de celulares, computadores, tablets e até mesmo pela Smart TV, o estudo se tornou mais atraente e acessível.

Aprendizado infantil

O home learning abrange não só os cursos profissionalizantes, mas também o aprendizado infantil. A educação a distância para crianças tem sido um desafio a mais neste momento de isolamento social. Contudo, apesar de todas as dificuldades e de muitas pessoas se posicionarem contra essa modalidade de ensino, a tecnologia nos mostra que o estudo on-line é possível sim e tem auxiliado pais e famílias a administrar a vida escolar de seus filhos nos últimos meses.

As aulas virtuais ajudam as crianças a manter a rotina de aprendizado e, ao mesmo tempo, o vínculo com a escola, o professor e os colegas. Além disso, a sua proposta de recorrer a atividades simples pode ajudar no desenvolvimento do público infantil e minimizar o impacto da perda de meses de aulas presenciais do ano letivo.

A realidade, agora, se mostra repleta de incertezas quanto ao sistema de educação no pós-pandemia. No entanto, acreditamos que, nos apoiando nos avanços tecnológicos, poderemos atravessas os dias difíceis de um ano tão complicado. A principal questão é não deixarmos “a peteca cair”.

Não é tempo nem cenário para deixar a aprendizagem parar. É preciso manter os esforços e não estacionar. Diante disso, qual a sua forma de agir e se posicionar?  O ensino a distância é a nova dinâmica e é necessário estar preparado para os seus desafios. Para isso, conte com a Faros.