A pandemia do novo coronavírus trouxe desafios e aprendizados para pequenas e grandes empresas. Em 2020, as organizações tiveram pouco tempo para se adaptar à nova realidade do isolamento social e, ainda, promover transformações que, em tempos normais, demorariam meses para saírem do papel. A Faros Educacional elaborou para a Sabesp um curso para seus colaboradores se aprofundarem nos conceitos do teletrabalho e se adaptarem à nova realidade.

A modalidade de teletrabalho é uma prática comum em outros países. Porém, no Brasil, tornou-se mais utilizada e evidente devido às medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 por parte das empresas. A proposta de um curso sobre esse tema foi uma ação rápida, com o intuito de proteger os colaboradores e manter os processos da empresa em pleno funcionamento.

Desde 2001, a Sabesp possui uma universidade corporativa, que oferece cursos  presenciais e a distância voltados ao desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores.

O curso desenvolvido pela Faros teve duração de oito horas e foi divido em quatro módulos: Teletrabalho Sabesp, Vantagens do teletrabalho, Gerenciamento de times e Tecnologia para negócios. O trabalho da Faros, além de proporcionar economia, é exemplo de como o ensino virtual transforma o conhecimento e o capital intelectual dos colaboradores nos principais ativos das organizações, pois torna possível disseminar conteúdos e treinar as pessoas em uma velocidade jamais imaginada. Isso permite ao colaborador conquistar autonomia e flexibilidade para buscar novos conhecimentos e trazer mais benefícios para a empresa.

Faros

Com uma equipe multidisciplinar, que reúne profissionais de educação, tecnologia e comunicação, a Faros Educacional atua, desde 2003, no mercado de educação corporativa, ofertando produtos, serviços e soluções customizadas para atender às necessidades e aos objetivos estratégicos. O principal objetivo da Faros é capacitar pessoas e desenvolver habilidades e competências capazes de gerar mudanças e alavancar a vida profissional de colaboradores.