Cada pessoa tem suas características individuais, sejam elas físicas, comportamentais ou culturais. O Brasil é conhecido pela sua diversidade cultural, que faz com que o brasileiro experimente a diversidade em sua rotina diariamente. No local de trabalho, ela pode trazer benefícios para a organização, como aprimorar a criatividade e melhorar o desempenho financeiro.
A diversidade traz representatividade, criatividade e inovação para as empresas. Devido à variação de comportamentos e perspectivas, as ideias se cruzam, criando uma equipe mais dinâmica e produtiva. Isso resulta em soluções mais inovadoras e na capacidade de atender a um público mais amplo e diverso.
Apesar de parecerem semelhantes, o conceito de inclusão diz respeito ao conjunto de meios e ações nas empresas para pessoas com deficiência (PCDs) ou de diferentes etnias, orientações sexuais, idades e gêneros. A diversidade refere-se à inserção e à valorização de toda e qualquer pessoa que enfrenta barreiras na sociedade. A empresa tem um papel fundamental para que as pessoas se sintam respeitadas para contribuir para o desenvolvimento coletivo.
Como desenvolver diversidade e inclusão nas organizações?
A empresa que promove diversidade e inclusão reafirma seus valores e traz equidade ao mercado de trabalho, além de ter uma equipe diversificada. É importante que, ao fazer um processo seletivo, a empresa elimine qualquer preconceito e foque em competências e habilidades. Além disso, podem ser criados processos com vagas direcionadas para minorias, como PCDs, LGBTQIAPN+, entre outros.
Para construir condições acessíveis, é importante que o ambiente físico seja acessível e possua acomodações que comportem quaisquer necessidades específicas. Um exemplo disso são rampas e banheiros com cabines maiores para atender às necessidades específicas de pessoas que se locomovem em cadeiras de rodas ou que têm alguma comorbidade.
Outro ponto importante é implementar políticas de inclusão e realizar treinamentos de sensibilização para todos os colaboradores, ajudando a criar um ambiente mais acolhedor, além de criar redes de apoio para proporcionar um ambiente seguro e de apoio mútuo.
Ao valorizar e respeitar as diferenças, as empresas podem criar ambientes de trabalho mais harmoniosos e produtivos, beneficiando a todos.