Se você é gestor de cursos de capacitação presencial, já entendeu que os conteúdos on-line serão o futuro da educação no Brasil. Custos mais baixos e possibilidade de conciliar trabalho e estudo fazem as matrículas dos cursos remotos superarem as dos presenciais.
Segundo o último Censo Digital EaD, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), o mercado de cursos a distância e de cursos livres parece confiante, tendo apresentado aumento nos números de matrículas, rentabilidade e investimentos. O número de matrículas em cursos totalmente a distância teve um crescimento significativo de 46,7%.
No entanto, a transformação digital não acontece do dia para a noite e, se você já possui cursos presenciais, empreender no mercado digital é uma boa ideia. Para ter sucesso nessa empreitada, é necessário muito estudo, planejamento e dedicação. E, para auxiliar você, a Faros separou três dicas para transformar o seu curso presencial em digital.
- Conheça bem o seu público
Definir a persona do seu curso digital é o primeiro passo e um dos principais pilares na construção do seu material. Criar conteúdo para públicos diferentes, de forma geral não produz bons resultados. Provavelmente, seu curso presencial já tem um público-alvo. Entretanto, quando for transformá-lo para a versão digital, é importante repensá-lo, uma vez que agora você deve analisar quais pessoas podem e querem comprar e consumir seu conteúdo on-line.
Dê à sua persona um nome e construa sua identidade respondendo a perguntas estratégicas, como: idade da persona; seu nível de estudo; o que ela busca aprender; qual é o seu conhecimento sobre o assunto que o curso abordará; e, principalmente, qual o seu comportamento no universo on-line.
O ponto de partida para criar seu curso digital é conhecer seu mercado. Para definir bem os métodos de ensino, que falaremos no tópico 3, busque informações mais detalhadas, como: o tipo de conteúdo que seu público está acostumado a consumir; em quais canais ele consome esse conteúdo; ele prefere um PDF, uma planilha interativa ou vídeo; quais são suas maiores dificuldades; e qual a transformação que seu conteúdo pode gerar na vida desse aluno em potencial.
- Estruture o formato do seu curso
É preciso repensar todo o conteúdo e o cronograma do curso presencial para transformá-lo em digital. A principal ideia da EaD é manter o conteúdo o mais conciso possível. Um curso on-line pode ser estruturado de diversas maneiras e essa estrutura está diretamente relacionada ao aprendizado do aluno. Nesse ponto, você deve analisar seu curso e ver qual é o melhor formato para adaptá-lo ao e-learning.
Os formatos de ensino podem ser síncronos, assíncronos e híbridos.
- Síncrono: neste modelo, professor e aluno estão conectados ao mesmo tempo por meio de videoconferência. É o formato mais parecido com o ensino presencial e exige disponibilidade de ambas as partes.
- Assíncrono: neste, a comunicação ocorre após a aula e, por isso, seu curso exigirá fóruns ou blogs como recursos interativos.
- Híbrido: esse modelo une o aprendizado on-line e o presencial. Além das videoaulas, existem encontros presenciais para discutir a matéria, sanar dúvidas ou realizar provas.
Esses modelos são adotados nas plataformas EaD clássicas, mas, em cursos livres, as aulas são vendidas por assinatura ou por venda pontual, e o aluno tem total liberdade para assistir quando e onde quiser.
Para escolher qualquer desses modelos, analise seu curso e pense qual deles se aplicará melhor ao seu conteúdo e público.
- Divulgue seu novo curso
Quando estiver com o seu curso pronto, então será a hora de divulgá-lo. E nada melhor que as redes sociais para isso, uma vez que seus clientes e alunos em potencial estarão conectados.
Invista no marketing digital. Você pode utilizar as redes sociais, e-mails e até anúncios pagos, como o Facebook Ads.
Transformar seu curso presencial em digital não é uma tarefa fácil, mas pode ser um grande começo no processo de expansão do seu negócio