Se você é gestor de cursos de educação profissional, provavelmente já pensou em implementar uma universidade corporativa na empresa em que você atua. As UCs consistem em um espaço (físico ou digital) de aprendizagem dentro de uma organização que busca  capacitar seus colaboradores.

Apesar de ser uma tendência nova aqui no Brasil, grandes empresas, como o McDonald’s, já possuem uma universidade corporativa há 30 anos. Mais do que oferecer treinamentos pontuais e fazerem com que cada colaborador desenvolva habilidades específicas, as firmas estão cada vez mais empenhadas em gerar valor estratégico no treinamento. Afinal, é importante garantir que todo o investimento traga  um lucro visível e mensurável à empresa.

É exatamente nesse cenário que são criadas as universidades corporativas, que conseguem suprir a demanda de treinamento estratégico e objetivo dentro das empresas. Mas, se você já tem um sistema educacional estruturado na firma, como evoluir para uma universidade?

Termine essa leitura e descubra os passos básicos para implementar uma universidade corporativa.

O que é uma universidade corporativa

Também chamadas de universidades empresariais, as UCs representam a evolução de uma área de treinamento e desenvolvimento. Isso porque elas não mantêm o foco do ensino apenas no aprendizado pontual, mas atende também a outra diversas necessidades organizacionais, desenvolvendo competências necessárias ao futuro das companhias.

As UCs se diferenciam das universidades comuns pois estão diretamente ligadas à empresa e aos seus valores. Além disso, elas têm seus cursos criados pelos gestores das companhias e, quando em ambientes on-line, utilizam plataformas digitais específicas para educação corporativa.

Passos básicos para criar uma universidade corporativa

Antes de criar a UC da sua companhia, é necessário prestar atenção em alguns aspectos da empresa:

  1. Planejamento

Entenda o cenário atual da companhia e estabeleça o principal objetivo  e o propósito da universidade. Defina quais as proporções de alunos e se os cursos se estenderão a todos os cargos da empresa (em caso de filiais, é importante decidir se o ensino irá se estender a elas para padronizar o treinamento). Não se esqueça de estabelecer o orçamento da UC. Só assim você poderá decidir qual será a dimensão da universidade.

  1. Estruture a universidade corporativa

A partir dos objetivos, comece a planejar os cursos da universidade e determine se eles serão terceirizados ou produzidos internamente. Se for este o caso, é preciso escolher os instrutores e os responsáveis pela produção.  

Em seguida, escolha a plataforma LMS da UC. Ela é o coração de todo o projeto. De acordo com a realidade da sua empresa, na hora de escolher a plataforma avalie aspectos, como: se a plataforma oferece indicadores de desempenho dos colaboradores; se há possibilidade de hospedar vários cursos ao mesmo tempo; se há suporte para diferentes formatos de conteúdo, como vídeos e questionários; e se o custo benefício é vantajoso.

  1. Comece a produzir conteúdo

Essa é a etapa mais trabalhosa em todo o processo de criação da UC. Na maioria dos casos, líderes e gestores ajudam na produção de conteúdo, cada um contribuindo com conhecimentos técnicos, processos de trabalho e práticas do dia a dia.

Além de líderes e gestores, aproveite para contar com a ajuda de um pedagogo empresarial. Ele é o suporte principal da capacitação profissional, pois age promovendo a construção de conceitos como criatividade e espírito de equipe nos cursos, visando ao sucesso da capacitação.

Diferentemente de outras universidades, as UCs buscam focar o ensino em questões práticas, úteis e relevantes para os colaboradores. Porém, além da produção, não esqueça de atualizá-los sempre.

Criar uma universidade corporativa não é uma tarefa fácil, mas oferece muitas vantagens, tanto para a empresa como para a carreira de seus colaboradores. Entre elas, estão o alinhamento de visão e valores, a promoção de habilidades específicas e, ainda, a revelação de profissionais e líderes destaques da organização.

Se depois de ler este artigo, você decidiu implementar uma UC na sua empresa, você está no lugar certo. A Faros é especialista em soluções educacionais. Conte com a gente!