A tecnologia está cada vez mais presente e enraizada no nosso dia a dia, tornando as pessoas quase dependentes de dispositivos para desempenharem tarefas de rotina. E no âmbito educacional não seria diferente.

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), por exemplo, são comuns no meio da educação, principalmente na modalidade remota ou a distância. Eles buscam gerar interação e consumo de conteúdos criativos por parte dos estudantes enquanto estudam.

Assim, as salas de aula virtuais são cada vez mais parte da realidade das pessoas, e há uma alternativa em ascensão que soma à experiência interativa dos alunos: as assistentes virtuais.

Como assistentes virtuais podem beneficiar estudantes

Além dos benefícios gerais trazidos pela tecnologia, como o aumento de eficiência e a melhoria de resultados mencionados acima, as assistentes virtuais conseguem ser poderosas aliadas para que alunos absorvam o conteúdo.

Comandos de voz nelas presentes são grandes facilitadores de captação de informações. Responder questões de forma direta, disponibilizar materiais adicionais e promover o acesso rápido a trechos da aula são algumas das formas pelas quais a assistente virtual pode vir a ser útil.

Assim, o papel das instituições de ensino é buscar oferecer recursos para que os estudantes possam aprender e viver, de fato, o conhecimento. Tecnologias educacionais são o caminho do futuro da educação. Investir na tecnologia é investir na agilidade dos processos do dia a dia, tornando o futuro mais moderno e interativo.