Há bastante tempo, as escolas tradicionais têm mantido o sistema de ensino em um mesmo formato. Isso se aplica a ambientes, instrumentos, metodologia, didática de professores e diversos outros fatores que não mudaram por muito tempo. Nesse cenário, nos últimos anos surgiram iniciativas tecnológicas para aprimorar o ensino, oferecendo maior protagonismo ao estudante, que deixa de ser apenas um espectador.

Conhecidas como EdTechs, essas empresas perceberam a oportunidade que a disseminação do acesso à internet, dos computadores e dos dispositivos móveis proporcionou à área da educação. Não se pode dizer que o modelo tradicional perdeu sua importância, mas foi impulsionado e potencializado com produtos e projetos inovadores para fora da sala de aula. 

A palavra “Edtech” é uma abreviação de “educational technology”, que significa, em inglês, “Tecnologia Educacional”. Assim como a Faros, essas empresas visam desenvolver soluções tecnológicas para ofertar serviços relacionados ao mercado da educação, como plataformas de ensino, cursos on-line, jogos educativos, sistemas de gestão de aprendizado, entre outros.

Entre as inúmeras vantagens de utilizar as EdTechs, a principal é a capacidade de tornar a aprendizagem mais eficiente. Isso é demonstrado quando a relação entre o tempo gasto com o ensino e o conteúdo absorvido pelo aluno é aproveitado ao máximo. Isso se mostra justamente o oposto do que defendem algumas correntes mais conservadoras. A internet não afasta a atenção dos alunos, mas, se utilizada corretamente, ajuda a retomar o interesse dos jovens pelo aprendizado.

Mas não é apenas nas escolas e no ensino formal que as EdTechs estão atuando. Cada vez mais, a revolução tecnológica se faz necessária, desde os cursos de ensino a distância até os treinamentos corporativos. O mercado é vasto e exatamente por isso é importante prestar atenção às inovações e, no caso dos interessados em empreender na área, nas carências que o setor apresenta e precisam ser supridas.

Com a pandemia do novo coronavírus, as EdTechs ganharam destaque, pois apresentam uma possibilidade de adaptação de ensino adaptável para tempos em que não é possível aglomerar alunos em sala. Dessa forma, até mesmo as escolas mais tradicionais, de todos os níveis, têm reconhecido a relevância da tecnologia no setor e procurado essas empresas para aplicar métodos inovadores em seus métodos diários de ensino.

Está precisando de uma solução educacional tecnológica e inovadora para sua empresa? A Faros desenvolve plataformas de aprendizagem, portais educacionais e programas de capacitação de acordo com o que o cliente precisa.