Há tempos que se sabe que o sucesso e o crescimento de uma companhia estão integralmente ligados ao desempenho pleno de todas as suas áreas e atividades. Isso significa que todos os colaboradores devem estar bem treinados, não apenas no que se relaciona diretamente às suas funções técnicas do trabalho cotidiano, mas também nas estratégias que ajudam a fornecer ferramentas para lidar com adversidades, trabalhar em equipe e desenvolver ainda mais suas competências.

Além de ser um investimento na carreira dos colaboradores, o treinamento corporativo faz-se necessário para gerar lucro às empresas e funciona como uma ferramenta para ajudar cada um dos funcionários a descobrir a totalidade de suas capacidades. No mundo corporativo, a tecnologia está tão presente nos hábitos diários, que, muitas vezes, nem notamos que ela está ali. Neste artigo, você vai ver como essa estratégia pode ser intensificada e amplificada se for aliada a iniciativas tecnológicas.

PROCESSOS ÁGEIS DE APRENDIZAGEM

A primeira característica da estratégia, que está ganhando cada vez mais espaço nas companhias, é a agilidade no processo de aprendizagem. Treinamentos presenciais são, em sua maioria, mais demorados e demandam um tempo considerável da jornada de trabalho de seus colaboradores, o que pode representar uma queda significativa na produtividade de equipes. Além disso, é preciso mobilizar diversas pessoas ao mesmo tempo para ministrar os treinamentos. E, se tiver de fazer isso várias vezes no mês ou toda vez que um novo colaborador chega à firma, com certeza significará prejuízo.

Transformar as aulas em videoaulas pode facilitar todo esse processo, pois são, geralmente, mais rápidas. Assim, você possibilita que cada colaborador assista e aprenda no seu próprio tempo, não comprometendo a produtividade geral da empresa. Aliás, a aprendizagem adaptativa é outro benefício da tecnologia. Cada colaborador aprende de forma e ritmo diferentes, e esse sistema entrega o conteúdo ideal para cada um, com base em seus conhecimentos sobre o assunto, suas necessidades e seus pontos fortes e fracos. Nesse caso, é o conteúdo que se adapta ao colaborador, e não o contrário, como acontece nos treinamentos tradicionais.

ENGAJAMENTO

O engajamento é um fator precioso quando se fala em treinamento. Nem todo mundo se interessa pelos mesmos métodos de ensino. Nos treinamentos presenciais, com formato de educação tradicional, o ensino é feito da mesma forma e os estudantes precisam se adaptar a ele. Isso pode causar um sério problema de falta de interesse e engajamento. Para tornar o treinamento mais interessante, a tecnologia de simulação virtual pode ajudar. A estratégia expõe o colaborador a uma situação muito próxima da realidade, fazendo-o praticar processos, desenvolver perícia e inteligência comportamental para lidar com situações estressantes.

E se o treinamento for em formato de jogos? A tecnologia facilita o gamification (gamificação) e gera ótimos resultados relacionados ao engajamento. Trata-se de fazer uma rotina profissional ficar parecida com um jogo. Nos programas de treinamento das empresas, a gamificação pode utilizar formatos bem diferentes do convencional, com narrativas, interatividade e desafios para fazer as pessoas participarem da capacitação com maior interesse.

CUSTOS

Entre outros fatores e benefícios, a tecnologia aplicada em processos de capacitação pode gerar uma redução de custos, que é um dos maiores interesses das companhias. Muitas vezes, gestores deixam de apostar nos treinamentos exatamente por terem alto custo com transporte, alimentação, hospedagem, espaços físicos e muitos outros gastos. O ensino a distância por meio de plataformas digitais pode ser realizado com valores bem menores.

Cada vez mais, as companhias têm passado pelo processo de inovação com a transformação digital. Nessa estratégia, a tecnologia não é vista como um coadjuvante na empresa – adotada em um processo ou outro –, mas, sim, como elemento fundamental para o seu progresso. Dessa forma, aproveita-se o melhor dos avanços tecnológicos nas empresas, implementando ferramentas como big data, inteligência artificial e diversas automações para otimizar processos. E isso também está sendo aplicado nos treinamentos.

Adotar a transformação digital na educação corporativa é uma excelente ideia para tornar as ações mais personalizadas, organizadas e efetivas. Conte com a Faros para isso.