O crescimento do modelo de ensino à distância, o famoso EAD, é notável. Segundo o Mapa do Ensino Superior 2020, houve um crescimento de 145% nas matrículas em cursos EAD de graduação num período de nove anos, entre 2009 e 2018. Além disso, com a chegada da pandemia, houve uma aceleração do processo de digitalização no campo da educação, pois os espaços de ensino precisaram se adaptar para oferecem aulas à distância. Sendo assim, o crescimento do EAD neste período é ainda maior.

Um dos fatores essenciais para o total funcionamento desse formato de ensino é a interação entre alunos e professores. É possível que, pela falta do convívio físico, algumas pessoas achem que esse modelo possa ser prejudicial à qualidade do ensino. Porém, com o estímulo da interação, mesmo que à distância, e utilizando as ferramentas certas, o EAD pode ser tão proveitoso quanto o ensino presencial.

Vamos entender melhor por que a interação é tão importante e como colocá-la em prática?

Por que interagir no EAD é tão importante?

Primeiramente, o fato de um curso ser no formato à distância não significa que os alunos e professores não precisem se comunicar e interagir, certo? Eles não só precisam como devem! A interatividade é um grande indicador de qualidade educacional – e para o EAD não seria diferente.

Além disso, é com essa troca e comunicação que o aluno conseguirá absorver ao máximo o conteúdo estudado. É assim que o docente conseguirá administrar um curso mais dinâmico, que tenha valor para quem aprende.

Outro benefício da interatividade é que ela aumenta o engajamento dos alunos e, consequentemente, evita que eles desistam do curso. Quanto mais motivados, mais chance de eles chegarem até o fim.

Hoje, com tantas tecnologias ao nosso alcance, as plataformas EAD estão cada vez mais aprimoradas. São várias as ferramentas que proporcionam a interação de qualidade desejada. Continue lendo para saber como colocá-la em prática.

Como trabalhar a interatividade do EAD?

Fóruns para debate

Uma ótima opção é disponibilizar fóruns de discussão, com temas que incentivem os alunos a participarem e interagirem uns com os outros. Além dos fóruns de discussão, para que todo mundo do curso se conheça melhor, um fórum de apresentação pode ser uma ideia.

Grupos de estudo

Alunos podem se juntar e formar um grupo com todos os inscritos no curso, para que eles compartilhem dicas e respondam dúvidas uns dos outros . Eles, quem sabe, estudem até juntos – duas cabeças pensam melhor do que uma, não é mesmo?

Vídeo aulas

A disponibilização de vídeo aulas também pode ajudar o aluno a entender melhor certos conteúdos, proporcionando ainda uma maior proximidade com a figura do professor. Nem todos absorvem um conteúdo da mesma forma, e ter essa opção visual de estudo pode ser algo bastante positivo.

Aulas ao vivo

Com os inúmeros modos de realizar uma chamada de vídeo hoje em dia, uma ótima opção é investir nas aulas ao vivo. Similar à vídeo aula, essa opção proporciona uma interação em tempo real entre alunos e professores, o que pode facilitar na hora de tirar dúvidas e compreender melhor o conteúdo.