Se concentrar e ter foco quando se está estudando pode não ser tão fácil assim. Existem muitos fatores que podem acabar atrapalhando nessa hora, como distrações no ambiente ou a falta de organização. Ao otimizar o rendimento dos estudos, é possível obter bons resultados – realmente absorvendo o que está aprendendendo.

Agora, como exatamente você pode aprimorar a forma como estuda? Aqui você verá cinco dicas que podem te ajudar a melhorar sua produtividade e aprender muito mais.

  1. Faça um cronograma e se organize

Comece estabelecendo quanto tempo por dia é possível disponibilizar para os estudos e qual período é mais confortável para você. Existem pessoas que estudam melhor durante o dia e há também pessoas que aprendem melhor à noite. Descubra o que funciona para você, defina seus horários e planeje o que será estudado durante esse tempo.

Fique atento para, nesse cronograma, elaborar horários flexíveis e incluir uma quantidade de tarefas que você consiga realmente cumprir. Definir matérias a serem estudadas em excesso e não conseguir finalizá-las no final do dia causará apenas frustração. Saiba os seus limites.

  • Elimine possíveis distrações

Antes de começar a estudar, garanta que não haja nada perto que possa te distrair. Para isso, descubra as coisas que mais te distraem e, então, descubra com eliminá-las.

Se desconectar das redes sociais, por exemplo, pode ser um bom meio de evitar distrações no celular. Considere colocá-lo em modo avião – ou quem sabe desativar as notificações do dispositivo. Se barulhos te incomodam, procure estudar em um local silencioso.

Aliás, falando em lugar silencioso para estudar, confira abaixo uma dica sobre como conseguir o local ideal para estudos.

  • Construa o seu canto de estudos

Para o seu cérebro associar melhor que está na hora de se concentrar e estudar, escolha um lugar adequado, com espaço, boa iluminação e silencioso para ser o seu canto de estudos.

Isso ajuda a manter uma ordem. Evite estudar em lugares inapropriados, como na cama, já que ela está associada ao descanso.

Tenha também os materiais necessários sempre por perto, para não precisar se deslocar toda vez que precisar de algo.

  • Aplicativos para ajudar a manter o ritmo

Na hora de estudar, internet ou celulares nem sempre são sinônimos de algo ruim. Utilize a tecnologia a seu favor! Existem alguns aplicativos, por exemplo, que podem te ajudar a evitar distrações e se manter organizado.

O Trello e o Asana são aplicativos de organização parecidos e ótimas opções para manter os seus afazeres em ordem – sem nem precisar gastar papel para isso.

Já o Forest e o Flipd vão te ajudar a evitar distrações que possam vir do seu celular. Eles bloqueiam as notificações e também permitem definir intervalos entre os estudos, evitando que você se sobrecarregue.

Sendo esse tema tão importante, nossa última dica está inclusive relacionada a pausas de estudo, que são a base de uma das técnicas que você vai conhecer agora.

  • Experimente técnicas de estudo

Por fim, sugerimos que experimente alguns métodos que podem te auxiliar na sua caminhada e tornar os seus estudos mais prazerosos e fáceis de se fixarem na sua memória.

Fazer resumos ou fichamentos pode te ajudar a lembrar melhor do conteúdo que você está estudando. Eles também servem como ótimos materiais de consulta caso você precise. Tente também sempre mesclar entre teoria e exercícios para um melhor aprendizado.

Uma técnica muito conhecida é a Técnica Pomodoro, utilizada por estudantes para definir pausas. Então, a cada 25 minutos estudados, faça uma pausa de 5 minutos. É um método antigo, mas que funciona bem até hoje, potencializando a sua agilidade e o seu foco.

Essas foram algumas dicas que podem te ajudar a otimizar seus estudos e aprender melhor do que apenas se forçando a passar horas encarando os livros. Quer ficar por dentro de mais sugestões para melhorar o seu desempenho? Continue acompanhando o blog da Faros.