A pandemia do coronavírus pegou a todos de surpresa. Muitas empresas conseguiram adaptar seus serviços e sua forma de trabalhar, mas outras não puderam manter seus negócios em meio à crise e fecharam as portas. A realidade mostra que algumas firmas estavam melhor preparadas para um cenário de isolamento social, enquanto outras nem tanto.

O marketing é um dos fatores que mais contribuíram para que algumas companhias conseguissem manter suas vendas. E as que já exerciam seus papéis nas mídias digitais, com certeza, saíram na frente. A pandemia deixou alguns ensinamentos para que gestores comecem a preparar a si e a suas empresas para crises com esta, tanto interna como externamente.

Listamos a seguir três lições para você entender alguns fatores principais do gerenciamento de crises.  

  1. Gerenciamento para além da crise

Em uma crise como a atual, causada por uma mudança grande, porém temporária, é um erro tentar coordenar a empresa de forma específica. A pandemia estabeleceu diversas especificidades, e uma delas é o isolamento social. É claro que devemos todos, como sociedade, apoiar o combate ao coronavírus, mas é importante que os negócios que não estejam diretamente ligados à pandemia busquem trabalhar da mesma forma, apesar de todos os acontecimentos.

Pense e conduza os negócios da sua empresa para além da pandemia. Mantenha sua linha de gerenciamento apesar da crise. Busque adaptar o que for necessário, como o home office ou as reuniões por videoconferência, por exemplo, mas mantenha a essência do planejamento de negócios estabelecido antes da crise. 

  1. Busque preparar e estar preparado em todos os momentos

Esperamos que, em breve, os pesquisadores encontrarão uma vacina para o vírus e, dessa forma, as pessoas retornarão aos seus hábitos de antes da pandemia. E, quando esse dia chegar, a tendência é que muitas empresas e gestores relaxem as medidas de aprendizado e treinamento. Esse é outro erro decorrente do fim de uma crise. Portanto, não se esqueça dos prejuízos, do que deu errado e, principalmente, do que deu certo ao longo do período.

É importante reunir seus colaboradores para que todos compreendam os sucessos e fracassos, dentro da empresa, durante a pandemia. Em seguida, estabeleça treinamentos para que as condutas certas sejam aprimoradas e as erradas não sejam esquecidas, mesmo após a crise.  

Quanto mais você antecipar possíveis cenários, mais preparado você estará e mais confiança terá quando os imprevistos ocorrerem. Procure aprender novos protocolos de gerenciamento, se inteirando sobre a importância de lideranças com funções claras e do preparo dos setores  financeiros, operacionais e de recursos humanos, por exemplo. Se prepare e prepare seus colaboradores, pois nunca sabemos quando dias como estes chegarão novamente.

  1. Capacitação é a chave

Gerir um plano de negócios em meio à crise é imprescindível, e para que as empresas tenham a eficiência necessária para responder às necessidades do período, sem interromper os negócios, é necessário que seus colaboradores tenham as capacitações corretas. A pandemia do coronavírus isolou trabalhadores em casa independentemente dos seus graus de instrução, trazendo tempos difíceis sem precedentes, mas também provocou momentos de ensino e treinamento corporativo.

O ensino a distância tem sido a grande chave para que as empresas se mantenham firmes. Além da continuidade dos negócios, o EaD oferece ao colaborador, em suas capacitações, agilidade, protagonismo e decisão. Em um mundo cada vez mais digital, acreditamos que a tecnologia proporcionará a eliminação de fronteiras.  

Agora que você aprendeu algumas lições de gerenciamento de empresas em meio a uma crise, analise tudo o que sua companhia precisa aprimorar. E, se precisar de uma solução de capacitação profissional a distância, a Faros pode te ajudar.