O termo gamificação pode ser definido como uma estratégia que usa dinâmicas de jogos para transformar um conteúdo específico em algo interativo, lúdico e de fácil compreensão. Essa técnica não é recente, já que antes dos recursos tecnológicos se tornarem acessíveis, jogos físicos desempenhavam esse papel. Mas, com o crescimento do formato EAD (Ensino a Distância) nos últimos tempos, a procura por esse material também tem aumentado.

Além de estar presente no meio educacional de escolas e universidades, a gamificação também está presente na educação corporativa. A busca por treinamentos que utilizam a linguagem e os mecanismos dos jogos para instruir funcionários tem crescido dentro das empresas.

O objetivo principal da gamificação é engajar os estudantes, fazê-los refletir e incentivar a solução de problemas, com o foco principal no aprendizado, de forma leve e descontraída. Que tal saber quatro benefícios que essa estratégia proporciona? Para isso, é só continuar lendo!

  1. Aprendizagem prazerosa

O principal benefício da gamificação é a possibilidade de transformar o processo de estudos e resolução de atividades – normalmente considerados obrigações nada divertidas – em algo mais prazeroso de ser feito. A aplicação de jogos pode mudar a percepção dos alunos sobre o conteúdo.

Além disso, esse método acaba tornando mais simples a forma de transmissão e absorção dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

2. Avaliação de desempenho

Outra vantagem que a gamificação oferece é a possibilidade de acompanhar seu próprio desempenho enquanto interage com o material. Sem uma demonstração clara de seu progresso, o aluno pode não conseguir perceber sua evolução.

Para isso, alguns programas de aprendizagem baseados em jogos, incorporam elementos-chave da avaliação de desempenho. Assim, é possível avaliar os resultados.

3. Aprimoração de resultados

Com a técnica de gamificação, que proporciona um processo de aprendizagem mais lúdico, é possível perceber a melhora nos resultados gerados pelos alunos. Enquanto realizam as atividades, os alunos são estimulados a buscar mais conhecimento, fazendo com que as notas melhorem progressivamente, além do aprendizado perdurar na memória por mais tempo.

4. Exercício da autonomia

A utilização de jogos educativos promove aos alunos algo que educadores estão sempre tentando incentivar: a autonomia. Os estudantes se tornam protagonistas do próprio processo de aprendizagem, tornando o professor um mediador na busca pelos conhecimentos.

Gostou desse artigo? A Faros Educacional trabalha com a produção de programas de gamificação de qualidade e altamente reconhecidos no mercado. Para ficar por dentro de mais temas como esse, acompanhe o nosso blog e redes sociais.