Como as empresas podem utilizar capacitações para auxiliar na retomada de atividades

A pandemia do coronavírus não atacou as pessoas de forma individual, mas sim a sociedade como um todo. Estamos vivendo um momento de adaptação e mudanças que poderão tanto durar apenas este ano como ser consolidadas no estilo de vida da população. Estudos realizados pela Google acerca dos cenários e tendências da Covid-19 apontam que a crise não se resume a “pegar” o coronavírus ou não, já que ela também tem impactado estruturas emocionais, econômicas, sociais e mentais de todo um conjunto de indivíduos.

Em meio ao já popularmente conhecido “novo normal”, é possível discernir algumas necessidades pessoais que aparecerão no pós-pandemia e que serão refletidas na maneira de trabalhar de cada um. Por isso, é de extrema importância que as empresas e gestores antecipem essas questões em treinamentos corporativos e, assim, colaborem com a ressignificação do trabalho nessa nova era.

Entenda que seus colaboradores precisarão de aprendizados específicos após esta crise, e, como você já sabe, é papel da sua empresa proporcionar treinamentos coerentes com a atualidade. Separamos quatro necessidades que devem ser trabalhadas em cursos de capacitação corporativa quando a pandemia passar. Confira:

  1.  Aspiracionais

Com tantas coisas, boas e ruins, acontecendo, estamos todos pensando no futuro. Esperar por ele é construí-lo no dia a dia, mas nesta pandemia a incerteza dificulta o “olhar para a frente”. Com isso, aspirações de futuro de funcionários como cargos melhores, inovações no modo de trabalhar, mais aprendizado e aperfeiçoamento nos serviços podem ter sido abaladas.

Portanto, na retomada das atividades é necessário reforçar o pertencimento de cada integrante às equipes. Isso é feito por meio de treinamentos internos que incentivam tudo o que os colaboradores precisam fazer no pós-pandemia, como aprender sobre setores e estratégias novos, aderir a outros cursos de capacitação e enxergar oportunidades futuras. A hora é de auxiliar os colaboradores no retorno à trilha de carreira, mostrando-lhes onde estão, como estão e onde podem chegar dentro da empresa. 

  1. Sociais

O “novo normal” exigirá que todos ressignifiquem seus conhecimentos de diversas áreas. E, após meses de trabalho a distância, será a hora de reforçar os aspectos sociais. A nossa conexão e comunicação com outras pessoas é um dos principiais meios que temos para estabelecer uma cultura de colaboração e expansão de conhecimentos.

Aproveite o momento para instruir seus funcionários sobre comunicação não violenta, métodos de construção conjunta, utilização de ferramentas digitais e redes sociais. Reforce a proporção que cada uma dessas formas de comunicação toma dentro da firma e o modo como elas precisam ser olhadas, de acordo com suas competências.

  1. Funcionais

“A pandemia mudou tudo, e agora?” Este pode ser o pensamento de muitos funcionários no retorno às atividades presenciais da empresa. As suas necessidades funcionais são aquelas que permitirão que eles voltem a executar suas tarefas e, assim, permaneçam produtivos. Agora precisaremos nos adaptar a novos equipamentos, sistemas e estratégias.

Assim, precisamos ser simples para reagir rápido. Portanto, procure desenvolver treinamentos que ressignifiquem conhecimentos já aprendidos e desenvolvem novas competências. Com o objetivo de abrir mentes, os treinamentos funcionais devem englobar alternativas de planejamento, métodos ágeis, pensamento analítico e habilidades técnicas.

  1.  Emocionais:

É certo que os momentos de incerteza da pandemia gerarão uma avalanche emocional com direito a ansiedade, depressão e outros problemas emocionais que, de maneira nenhuma, devem ser ignorados pela firma. É necessário entender e considerar que todas as pessoas produtivas foram impactadas, em graus diferentes e de maneiras diferentes, e que ainda estarão aprendendo a lidar com tudo isso.

Procure aplicar ensinamentos sobre adaptação, equilíbrio emocional, produtividade, engajamento e resiliência. Ou seja, treine os seus colaboradores em relação às questões emocionais para que se sintam prontos, capazes e seguros na retomada das atividades.

Compreenda que cada funcionário terá seu próprio ritmo de produtividade na volta ao trabalho. Estamos todos no mesmo barco, superando a pandemia e os estragos que ela deixou. Aos poucos retornaremos às atividades interrompidas nos últimos meses.

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