Introdução à Administração Pública
Descrição

A partir da experiência em um curso sobre competências gerenciais, desenvolvido para a Justiça Federal de São Paulo e para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, TRE-PB, a Faros Educacional percebeu a necessidade de cursos que preparem gestores do Poder Judiciário visando à melhoria dos processos e modelos na administração pública. Ou seja, processos mais eficientes e eficazes com efetiva prestação de serviços à sociedade.

Introdução à Administração Pública é um dos seis cursos modulares que compõem o Programa. O curso tem como objetivo analisar os processos em curso com as mudanças de modelo da Administração Pública, por meio dos fundamentos dos Sistemas Organizacionais e da Gestão Contemporânea. Esse curso introdutório é uma preparação para os outros módulos desenvolvidos e oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG).

O curso abordará ideias fundamentais para a compreensão do atual processo de modernização da gestão pública, partindo da análise da evolução histórica do gerenciamento das organizações com influência por elas sofrida às mudanças e inovações do mundo empresarial nas últimas décadas.

Teoria da Administração Pública Gerencial e Administração Pública Multidimensional são temas recentes no estudo da Administração Pública Moderna no Brasil, aos quais os alunos têm acesso no curso. Outro ponto de grande importância é a razão da mudança do termo Administração Moderna para o conceito de Gestão Moderna, conhecimento necessário para a análise de teorias abordadas no contexto administrativo.