Gestão de Processos e Resultados
Descrição

A visão de que a administração pública é um modelo de organização arcaico e centrado na gestão de uma estrutura burocrática e funcionalista modificou-se nos últimos anos.

Influenciada pelas mudanças nos perfis gerenciais do setor privado, as organizações públicas, hoje, percebem a necessidade da adoção de uma visão sistêmica de seus processos organizacionais, considerando a realidade multidimensional dos fatores que influenciam o êxito das organizações, principalmente no gerenciamento qualitativo dos processos organizacionais e na gestão dos resultados.

Nesse sentido, ganha força no Brasil a visão da administração pública multidimensional. Orientada por resultados, ela implica um modelo de gestão baseado no aprendizado pela análise do desempenho das organizações em um contexto sistêmico.

Gestão de Processos e Resultados é um dos seis cursos modulares que compõem o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG). Com elementos temáticos especificamente trabalhados para a aplicação didática de um gerenciamento eficaz no âmbito da administração pública, essa capacitação enfoca na gestão estratégica de um modelo processual com vistas nos resultados.

O curso apresenta uma administração orientada por resultados, em um modelo cuja gestão é baseada no aprendizado do desempenho dos processos das organizações. Para a perspectiva de resultados, são abordados questões importantes como metas, desempenho e indicadores do sistema organizacional. Para a perspectiva de processos, o desafio concentra-se nas mudanças introduzidas com a implantação do gerenciamento dos processos integrado ao gerenciamento dos resultados.