Gestão Administrativa e Financeira
Descrição

A gestão dos meios ou dos recursos necessários à prestação dos serviços públicos é um tema permeado de aspectos técnicos e normativos com os quais nem sempre o servidor investido numa função gerencial está preparado para lidar. Por isso, é fundamental aprender lidar com termos e assuntos técnicos das áreas administrativa e financeira, principalmente no Judiciário.

Mesmo com as autonomias administrativa e financeira concedidas pela Constituição Federal ao Poder Judiciário, e com o funcionamento também autônomo dos tribunais, os recursos orçamentários públicos têm relativizado o exercício dessas prerrogativas pelas organizações do setor, a exemplo da gestão do orçamento público.

Tal realidade exige ações gerenciais integradas, visando a aumentar o rendimento dos recursos públicos colocados à disposição de cada uma das organizações do setor Judiciário.

Com o propósito de atualizar gestores sobre esse assunto, a Faros Educacional desenvolveu um curso que aborda esses temas de maneira eficiente e direta.

Gestão Administrativa e Financeira é um dos seis cursos modulares que compõem o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG).

Com o intuito de que os gestores tenham uma visão estratégica para a aplicação de seus recursos, a capacitação foi elaborada de maneira a induzir o gestor à seguinte reflexão: “que tipo de demandas atenderei e que tipo de recursos envolverei para que tais demandas sejam atendidas?” Assim, o foco do curso é direcionado à gestão estratégica dos recursos disponíveis ao setor público, focados nos aspectos orçamentários, financeiros e administrativos.