Desenvolvimento de Competências
Descrição

O grande desafio para os gestores na atualidade é aumentar sua capacidade de mobilizar diferentes saberes e competências que possam ser aplicados no trabalho, especialmente nas dimensões do gerenciamento e implementação de processos. Outro aspecto é a capacidade de sensibilizar e motivar seus colaboradores a alinhar-se às mudanças do meio ambiente de sua organização.

Para tal, uma série de competências diferenciadas tem sido exigida pelas organizações públicas para profissionais que assumirão cargos de chefia, gerenciamento ou direção.

Com o propósito de contribuir com o desenvolvimento dessas competências, a Faros Educacional apresenta este curso composto por temáticas focadas na melhoria das capacidades gerenciais, visando a direcionar os coordenadores de equipe para atuar em processos decisórios estratégicos e que exijam maior grau de inovação.

“Desenvolvimento de Competências” é um dos seis cursos modulares que compõem o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG). Ao compreender a responsabilidade que implica a tomada de decisão pelo gestor público, o curso foi criado a partir do pressuposto de que a decisão se efetiva como uma alavanca propulsora de mudanças na organização.

Assim, são abordados aspectos relacionados à visão do gestor como agente de transformação de sua organização, conduzindo sua equipe de trabalho no sentido da aprendizagem organizacional. O gestor público, cujo papel é multidimensional, torna-se mais que um coordenador de equipes ou líder de processos. Ele é gestor do próprio processo de aprendizagem e crescimento profissional, o que resulta em mudanças significativas para sua organização.

Neste curso, portanto, serão apresentados temas transversais na gestão pública, contemplando o desenvolvimento de competências atitudinais e valorativas, a exemplo da capacidade de liderança ou de motivação em sua ação gerencial. Também serão discutidas questões relacionadas à gestão de informação e comunicação institucional.