A maior parte do sistema de educação brasileiro ainda se espelha em um formato tradicional, em que o aluno, o professor e a lousa representam o compartilhamento de conhecimentos. Nesse modelo, em média, a sala de aula costuma conter até 30 alunos, que atuam como expectadores passivos, enquanto o professor é o centro das atenções e detém todo o conhecimento a ser transmitido. Como os docentes costumam trabalhar com muitas turmas, é impossível que estejam atentos às necessidades de cada estudante, suas deficiências ou potencialidades de aprendizagem. Em tempos de aulas on-line, por causa da pandemia, essa dificuldade de acompanhamento pode ser ainda maior.

Uma das alternativas é o método de aprendizagem adaptativa, que tem ganhado bastante espaço no sistema de educação do Brasil. Nesse formato de ensino, é responsabilidade de todos os envolvidos com o ensino garantir a eficiência do aprendizado. A aprendizagem adaptativa consiste basicamente em fazer com que o aluno deixe de ser mero expectador passivo, para ter a liberdade de assistir às aulas quando quiser, onde quiser e no seu ritmo de entendimento. No modelo tradicional, muitas vezes o estudante é prejudicado pela defasagem de conteúdo ao tentar se adequar a uma maneira de aprender que não é a sua. Isso acaba gerando frustração, já que ele acredita que seja um problema pessoal, e não com o método. Na aprendizagem adaptativa, o estudante não tem de lidar com outros modos de aprender, pois só existe o dele.

Aliado à tecnologia, o método adaptativo capta as necessidades e deficiências dos alunos em relação ao curso, o sistema analisa essas carências e o professor age com maior precisão. Dessa forma, ao contrário do modelo clássico, são os professores que entram em sintonia com cada estudante.

Vantagens da aprendizagem adaptativa

Para os alunos, o método respeita o ritmo de aprendizado de cada um, sem que tenham de se adequar ao ritmo de outras pessoas. Isso diminui o tempo gasto em período de adaptação, aplicando-o no que realmente importa.

O estudante é o protagonista do seu estudo. Tendo em vista a não necessidade de se preocupar com um grupo, o aluno fica no centro do seu próprio aprendizado. Além disso, a atenção é personalizada, o que também gera mais motivação.

Quanto à mobilidade para estudar, por ser on-line, o método permite que o aluno escolha quando e onde ter as aulas, adaptando o curso à sua rotina. Assim, o índice de abandono é menor.

Para os professores, o método de aprendizagem adaptativa promove a facilidade de correções de atividades automaticamente. O professor não gasta tempo corrigindo um grande volume de atividades, já que a maioria delas pode ser corrigida pelo software. Tirando as questões discursivas, tanto as questões de múltipla escolha quanto as associativas e de verdadeiro ou falso passam por correção automática.

O educador também recebe dados avaliativos completos, como o desempenho em cada atividade, tempo gasto, os pontos de maior e menor dificuldade, além de ficar sabendo sobre o engajamento do aluno. Todos esses recursos permitem que o orientador identifique a melhor forma de ajudar o estudante e assim passar um feedback mais completo.

Tudo isso gera mais tempo para que o professor organize melhor o plano de aulas. Um plano de aulas bem feito é primordial para a boa estruturação de um curso e, com um roteiro bem pensado, a execução fica muito mais simples.

A aprendizagem adaptativa é mais uma das vantagens de um curso a distância, seja para cursos superiores ou para treinamentos corporativos. Se está se perguntando como criar um curso on-line, a Faros Educacional pode ajudar você! Contate-nos.